Sexta, 24 de Junho de 2022
71 98425-0489
Geral Enfermagem

Protagonistas na luta pela vida, profissionais do cuidado são celebrados em maio

Enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem são os homenageados do mês

18/05/2022 16h00
Por: Rebeca Costa Fonte: Comunicativa
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Maio é um mês em que importantes profissionais do cuidado são parabenizados pelo trabalho realizado em proteção a vida: Dia Mundial do Enfermeiro (12), Dia do Assistente Social (15) e Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem (20). As profissões são distintas, mas o objetivo é um só: a dedicação à recuperação da saúde das pessoas. 

 

Desde o início da pandemia, muito se falou sobre os profissionais na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus. Ao lado dos médicos, o trabalho dos auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais e enfermeiros é muito importante para reforçar o time que tem como meta cuidar das pessoas e incrementar a qualidade de vida dos pacientes. São eles que tem no cuidado ao outro a sua profissão. 

 

Na Bahia, um exemplo de empresa que conta com todos esses profissionais é a Assiste Vida, de atenção domiciliar. Lá, são 36 profissionais que exercem as funções de enfermeiro, assistente social e técnico de enfermagem – além daqueles que estão na posição de liderança. Junto à equipe médica, são eles que contribuem para a promoção do cuidado centrado nas fases mais delicadas da vida. “Para nós, são profissionais essenciais. O trabalho de atenção domiciliar, como o nome já diz, requer atenção e cuidado ao paciente e o dia a dia é todo tocado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e assistentes sociais”, afirma Tarcyo Bonfim, médico e diretor assistencial da Assiste Vida. 

 

Segundo apontam estudos, a área do cuidado que deve crescer muito no Brasil nos próximos anos porque a população, que hoje vive mais, está envelhecendo e, consequentemente, demandando cada vez mais cuidados especializados. Com isso e por terem papel crucial na prestação de serviços essenciais, de atendimento e promoção da saúde, além da prevenção de doenças, a formação desse tipo de profissionais tem sido popularizada e até aprimorada no país, através de pesquisas científicas. 

 

Entenda como eles atuam 

Aos enfermeiros cabe a responsabilidade de liderar equipes, além de avaliar diagnósticos de enfermagem, preparar e prescrever estratégias de cuidado para cada paciente. Também são responsáveis pela tomada de decisões que demandam conhecimentos científicos. Habilitados a lidar com pacientes de distintas complexidades, os técnicos de enfermagem precisam atuar sob a supervisão de um enfermeiro, executando as ações por ele formuladas. Já os auxiliares são responsáveis por ações mais simples, como prestar cuidados de higiene e conforto aos pacientes. 

 

assistente social é o profissional responsável por promover o bem-estar físico, psicológico e social. No âmbito da saúde, ele utiliza seu olhar crítico social para oferecer suporte aos pacientes até a alta médica. Este suporte pode ser relacionado a apoio psicológico, orientações, mobilização de recursos e etc. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 18h59 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
15 km/h Vento
74% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias