Maio é um mês em que importantes profissionais do cuidado são parabenizados pelo trabalho realizado em proteção a vida: Dia Mundial do Enfermeiro (12), Dia do Assistente Social (15) e Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem (20). As profissões são distintas, mas o objetivo é um só: a dedicação à recuperação da saúde das pessoas.
Desde o início da pandemia, muito se falou sobre os profissionais na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus. Ao lado dos médicos, o trabalho dos auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais e enfermeiros é muito importante para reforçar o time que tem como meta cuidar das pessoas e incrementar a qualidade de vida dos pacientes. São eles que tem no cuidado ao outro a sua profissão.
Na Bahia, um exemplo de empresa que conta com todos esses profissionais é a Assiste Vida, de atenção domiciliar. Lá, são 36 profissionais que exercem as funções de enfermeiro, assistente social e técnico de enfermagem – além daqueles que estão na posição de liderança. Junto à equipe médica, são eles que contribuem para a promoção do cuidado centrado nas fases mais delicadas da vida. “Para nós, são profissionais essenciais. O trabalho de atenção domiciliar, como o nome já diz, requer atenção e cuidado ao paciente e o dia a dia é todo tocado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e assistentes sociais”, afirma Tarcyo Bonfim, médico e diretor assistencial da Assiste Vida.
Segundo apontam estudos, a área do cuidado que deve crescer muito no Brasil nos próximos anos porque a população, que hoje vive mais, está envelhecendo e, consequentemente, demandando cada vez mais cuidados especializados. Com isso e por terem papel crucial na prestação de serviços essenciais, de atendimento e promoção da saúde, além da prevenção de doenças, a formação desse tipo de profissionais tem sido popularizada e até aprimorada no país, através de pesquisas científicas.
Entenda como eles atuam
Aos enfermeiros cabe a responsabilidade de liderar equipes, além de avaliar diagnósticos de enfermagem, preparar e prescrever estratégias de cuidado para cada paciente. Também são responsáveis pela tomada de decisões que demandam conhecimentos científicos. Habilitados a lidar com pacientes de distintas complexidades, os técnicos de enfermagem precisam atuar sob a supervisão de um enfermeiro, executando as ações por ele formuladas. Já os auxiliares são responsáveis por ações mais simples, como prestar cuidados de higiene e conforto aos pacientes.
O assistente social é o profissional responsável por promover o bem-estar físico, psicológico e social. No âmbito da saúde, ele utiliza seu olhar crítico social para oferecer suporte aos pacientes até a alta médica. Este suporte pode ser relacionado a apoio psicológico, orientações, mobilização de recursos e etc.
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 30°
Sol e ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Sol e Chuva