Segunda, 23 de Maio de 2022
71 99955-6118
Geral Maternidade em Crise

‘Maternidade em Crise’ é a nova série do Café Filosófico CPFL

A série contará com duas lives no mês de maio e tem curadoria da psicanalista Vera Iaconelli; a transmissão ocorrerá pelo canal do Café, no Youtube

13/05/2022 21h00
Por: Rebeca Costa Fonte: Juliano Amorim

Maio é o mês das mães e a maternidade será o tema da nova série do Café Filosófico CPFL, com estreia na próxima quinta-feira (19), às 18 horas. Sob a curadoria da psicanalista Vera Iaconelli, 'Maternidade em Crise’ contará com duas lives que ajudarão a refletir sobre os efeitos psíquicos e sociais que a contemporaneidade imprime ao exercício da maternidade, e os novos desafios para as crianças.

 

Apesar das grandes transformações nas relações de conjugalidade e nas configurações familiares, o papel da figura materna no cuidado com os filhos permanece o mesmo. Vera Iaconelli explica que a pandemia de Covid-19 fez emergir um colapso que já era avistado: é impossível que as mulheres continuem a assumir, praticamente sozinhas, a inteira responsabilidade sobre os filhos. “Enfrentamos o agravamento ímpar das dificuldades no cuidado com as próximas gerações, que colocam a própria ideia de parentalidade na berlinda”, explica a psicanalista. 

 

O sofrimento, e até mesmo o adoecimento das mães no exercício da tarefa parental, já é uma realidade hoje. “Elas fazem parte de uma geração que se sente desautorizada e incapaz diante da enxurrada de informações e imperativos que os especialistas têm lhes oferecido e cobrado”, completa Iaconelli.

 

Segundo Vera, a maternidade se vê questionada e é fundamental pensar sua relação com a paternidade e com os imperativos de uma época de transição. "Precisamos diferenciar o que entendemos por família, constituição subjetiva e funções materna e paterna”.

 

Episódio de estreia

 

Na abertura da série, o doutor e mestre em sociologia e antropologia, Antônio Cerdeira Pilão, reflete sobre o tema ‘Famílias e parentalidades: controvérsias políticas e científicas?’. Pilão vai abordar perspectivas que questionam a definição de ‘família’ como unidade natural e universal, fazendo uso de modos contemporâneos de construção de parentesco, tais como as famílias recompostas, famílias adotivas, LGBTQIA+, multiparentais e poliafetivas. 

 

Segundo Antônio Pilão, “essas e outras configurações evidenciam que as categorias “mãe” e “pai” são produtos históricos e culturais que, em diversos países, estão no centro de controvérsias políticas, jurídicas e morais”.

 

A live do Café tem transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcasts.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 03h10 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 29°

24° Sensação
26 km/h Vento
89% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias