Segunda, 23 de Novembro de 2020 13:17
71 99955-6118
Geral Projeto

Sônia Guajajara e Caboclo de Cobre discutem o Mito Fundador Brasileiro neste sábado (21)

Encontro da liderança indígena e ambiental e do multiartista acontece no YouTube

20/11/2020 22h00
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O musical NAU reúne neste sábado (21) a liderança indígena e ambiental Sônia Guajajara e o multiartista Caboclo de Cobre na quinta edição do projeto Noites Navegantes, no https://www.youtube.com/nauprojeto. A dupla se une aos diretores de NAU, Daniel Arcades e Thiago Romero, para discutir com performances e bate-papo a ideia de fundação do Brasil baseada no conceito de Marilena Chauí, que defende que o território brasileiro não estava à espera dos portugueses para ser descoberto. O encontro acontece a partir das 19h.

Sônia Guajajara é do povo Guajajara/Tentehar, que habita nas matas da Terra Indígena Arariboia, no estado do Maranhão. Filha de pais analfabetos, aos 15 anos ela recebeu ajuda da Funai para cursar o ensino médio em Minas Gerais. Depois, voltou para o Maranhão onde se formou em Letras e Enfermagem e fez pós-graduação em Educação Especial. Sua militância indígena e ambiental começou ainda na juventude, nos movimentos de base, e logo chegou ao Congresso Nacional – onde foi linha de frente contra uma série de projetos que retiravam direitos e ameaçavam os povos indígenas e o meio ambiente. Em poucos anos, ela ganhou projeção internacional pela luta travada em nome dos direitos dos povos originários.

Caboclo de Cobre se mantém como um dos poucos artistas de pesquisa na Bahia a se debruçar sobre o universo ameríndio e caboclo. Coordenador do Aldeia Coletivo, produtor, diretor, escritor, ator, iluminador, arte-educador, coordenador técnico, preparador e coreógrafo de lutas para cinema, ele coleciona mais de 150 obras no currículo, trabalhando na equipe de espetáculos como “Namíbia Não!”, “Das Coisa Dessa Vida”, “Campo de Batalha” e “Tia Má Com a Língua Solta”.

         Noites Navegantes é um projeto do musical NAU que leva para a internet discussões com especialistas, personalidades e artistas sobre temas que fazem parte da ideia do espetáculo. NAU está em fase de montagem e narra a história de personagens historicamente ignorados da construção social brasileira, que voltam ao país em uma barca com milhares de espíritos para um acerto de contas. O espetáculo tem realização da Via Press Comunicação e do Teatro da Queda, com produção de Paula Hazin e foi selecionado pelo edital Fábrica de Musicais – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura Municipal de Salvador.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 13h09 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 32°

32° Sensação
19 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias