Quinta, 26 de Novembro de 2020 01:37
71 99955-6118
Entretenimento Entretenimento

Teatro SESC Pelourinho reabre com shows que reverenciam o samba!

A partir do dia 19 de novembro o Teatro Sesc Pelourinho reabre com uma programação diversificada que contempla shows de diversos artistas da cena local.

17/11/2020 15h30
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir do dia 19 de novembro o Teatro Sesc Pelourinho reabre com uma programação diversificada que contempla shows de diversos artistas da cena local. Todos irão acontecer na Arena do Teatro, cumprindo todos os protocolos de segurança para combate ao coronavírus. 

No dia 19/11, às 19h, sobe ao palco o sambista Enio Bernardes acompanhado do Grupo Siri Catado para apresentar o show “A Alegre Melancolia de Nelson Cavaquinho”. Cantando e contando um pouco das histórias, da vida e da obra desse grande compositor, Enio Bernardes e o grupo Siri Catado, formado por Dudu Reis, Leandro Tigrão e Daniel Veloso, nos apresenta o rei dos botequins do Rio de Janeiro, que tinha o seu quartel general nos balcões molhados dos cabarés da Praça Tiradentes. 

O Grupo Siri Catado, fundado pelo paulista Enio Bernardes, sambista e pesquisador de samba tradicional e do samba de roda do Recôncavo baiano, surgiu da união dos amigos envolvidos com a música popular brasileira, sobretudo o chorinho e o samba tradicional. Enio também é professor e fundador do Núcleo de Samba do Cupinzeiro em Barão Geraldo na cidade de Campinas (SP), e do Bloco de Samba de HOJE A 8, no bairro do Santo Antônio além do Carmo. Em sua trajetória tem buscado valorizar e fomentar a tradição dos grandes mestres do samba e suas obras, como Cartola, Paulinho da Viola, Batatinha, entre outros.  

Foto: divulgação 

No dia 20/11, às 19h é a vez de Dão e a Caravanablack encher a Arena com o suinge da black music. O artista apresenta seu novo show Sambadelic, um experimento sonoro que coloca em perspectiva as vertentes e transformações do samba ao longo da história da música brasileira. Do samba enredo ao samba soul, do samba de roda ao samba canção, do samba enredo ao samba chula, um trabalho que também abrange o rap e o eletrônico. Conectado com sua proposta contemporânea da black music, Dão experimenta com as diversas sonoridades do samba para construir um universo original e contemporâneo deste gênero tradicional. O artista investiga as melodias que vão desde a suposta tristeza do samba a arranjos mais potentes e dançantes que caracterizam seu trabalho. No repertório do show, Dão apresenta suas novas canções como Menina do Cabelo Black, Olha o Samba, Sinhá Pra Qualquer, O Mundo Repleto de Sonhos, além das canções dos discos Nobre Balanço e Para Embelezar a Noite.  

Artista literalmente comprometido com ritmos pulsantes, Dão atua desde o início dos anos 2000. Influenciado por nomes como Tim Maia, Hyldon, Cassiano, Jackson do Pandeiro, Jorge Ben, Carlos Dafé e outros guerreiros do balanço da música black brasileira, Dão traz para a nova geração um beat de reencontro que vem com teor de alegria e muito swing. Para compor seu universo musical, Dão se apropria de diversas referências, criando uma black music contemporânea que contagia a todos com uma mistura de ritmos brasileiros e africanos. 

Foto: Almir Júnior 

As duas atrações acontecem dentro do projeto Sons da Bahia que tem como objetivo difundir o trabalho de artistas baianos que desenvolvem uma proposta diferenciada no cenário local. O projeto visa dar espaço para grupo com trabalhos que caracterizem e representem a diversidade da música na Bahia e também a mistura dessas sonoridades com outros ritmos. Possibilita ainda à clientela do Sesc o contato com a diversidade da música baiana. 

 

 Serviço:  

O quê: A Alegre Melancolia de Nelson Cavaquinho 

Quando: 19 de novembro de 2020, às 19h  

Onde: Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho 

 

O quê: Dão- Sambadelic 

Quando: 20 de novembro de 2020, às 19h  

Onde: Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 01h23 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 27°

25° Sensação
9 km/h Vento
83% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol e Chuva
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias