Sábado, 21 de Maio de 2022
71 99955-6118
Entretenimento Lusoteropolitana

Última semana do ‘Lusoteropolitana’ leva shows e espetáculos para adultos e crianças

A programação segue até o dia 30 de janeiro com oficinas, shows, espetáculos e roda de conversa no Teatro Sesi Rio Vermelho

26/01/2022 20h30
Por: Fonte: Biz Comunicação Integrada

O Festival Lusoteropolitana, projeto que conta com produções do Brasil e Portugal, chega à última semana com uma série de atrações que promovem um intercâmbio com a cultura lusitana em Salvador. 

As atividades da primeira edição do Festival tiveram início no dia 6 de janeiro, com diversas apresentações presenciais e on-line voltadas ao público adulto e infantil. A programação segue até o dia 30 de janeiro com oficinas, shows, espetáculos e roda de conversa no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Com atuação de Maria Clara Mendes e concepção do artista plástico português Luiz Canário, a performance “De profundis, as cidades (delas) em suspenso” levará ao público no dia 26, às 17h30, no Palco Toca Raul, ao lado do Teatro Sesi Rio Vermelho, uma reflexão crítica sobre o modo de viver dominante hipócrita da sociedade ocidental.

A cantora, compositora e atriz Ana Barroso estreia o show “Cisco no olho” nos dias 26 e 29 (quarta e sábado), às 20h. A artista, com dez anos de carreira, apresentará faixas autorais de canções com ritmos essencialmente brasileiros, marcadas por questões existencialistas, experimentalismo e poesia.

Uma roda de conversa com o tema “Estratégias de produção gestão Brasil - Portugal” reúne Marco Graça (Festival Espontâneo), Simão Barros (CARB - Cooperativa artística da Raia Beira), Selma Santos (SS Produções e Eventos e Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia), no dia 27 (quinta), às 16h. A ação terá acesso presencial e gratuito, com transmissão pelo canal no YouTube do Sesi Rio Vermelho.

“Criô - Histórias de onde eu vim” traz matrizes africanas à cena do espetáculo, dirigido por Luana Proença e atuado por Edson Duavy, e cria junto com o público histórias improvisadas que resgatam mitos e percorrem narrativas antepassadas. A apresentação do solo ocorre nos dias 27 e 28 (quinta e sexta) e 30 (domingo), às 20h. 

Obedecendo aos decretos estaduais e aos protocolos de segurança, a ocupação foi reduzida a 50% da capacidade do espaço. Para ter acesso às atividades de Lusoteropolitana, será obrigatório, aos maiores de 12 anos, apresentar a carteira de vacinação física ou comprovante vacinal digital (municipal ou federal).
 
O Festival Lusoteropolitana é realizado pela Cia de Teatro Improviso Salvador, Território Sirius Teatro e Vixe Cia de Teatro e coproduzido pelo Sesi e Sesc Bahia. Outras informações podem ser obtidas por meio do perfil do projeto no Instagram ou Facebook (@lusoteropolitana) e pelo site www.teatrosesiriovermelho.com.br. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

PROGRAMAÇÃO

Dia 26 (quarta), às 17h30 - Performance “De profundis, as cidades (delas) em suspenso”, atuado por Maria Clara Mendes e concebido por Luiz Canário, no palco “Toca Raul”, próximo ao Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dias 26 e 28 (quarta e sexta), a partir das 9h - Oficina “Biografias improvisadas - criando ficção a partir das nossas histórias pessoais”, com Edson Duavy, no Teatro Sesc Pelourinho.

Dias 26 e 29 (quarta e sábado), às 20h - Show “Cisco no olho”, com Ana Barroso, no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dia 27 (quinta), às 16h - Roda de conversa “Estratégias de produção gestão Brasil - Portugal”, com Marco Graça (Festival Espontâneo), Simão Barros (CARB - Cooperativa artística da Raia Beira), Selma Santos (SS Produções e Eventos e Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia), no Teatro Sesi Rio Vermelho, com acesso presencial e gratuito e transmissão pelo canal no YouTube do Sesi Rio Vermelho.

Dia 27 (quinta), das 18h30 às 21h30 - Oficina “Teatro físico”, com Fabio Vidal, no Teatro Sesc Pelourinho.

Dias 27 e 28 (quinta e sexta) e 30 (domingo), às 20h - Apresentação de “Criô - Histórias de onde eu vim”, com Edson Duavy, no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dias 29 e 30 (sábado e domingo), às 16h - Apresentação de “Hora de recreio", da Cia Gente de Teatro da Bahia, no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dia 30 (domingo), às 21h - Show “Mar sobre pedra”, com Guigga e Tarcísio Santos, na Varanda Sesi Rio Vermelho.

Dias 29 e 30 (sábado e domingo), a partir das 14h - Oficina on-line “Autodireção na improvisação”, com Luana Proença, pela plataforma Zoom.

Dias 29 e 30 (sábado e domingo), das 14h às 17h - Oficina “Sim, e... Aceitação algo além da palavra sim”, com Daniela Chávez, no Teatro Sesc Pelourinho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 15h41 - Fonte: Climatempo
28°
Céu encoberto

Mín. 22° Máx. 29°

29° Sensação
19 km/h Vento
55% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol e Chuva
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias