Quarta, 28 de Outubro de 2020 02:54
71 99955-6118
Geral Veículo

Setor de caminhões faz projeções mais otimistas para 2020

Bravo Caminhões e Ônibus completa 26 anos com rendimento melhor do que 2019 e atingindo recordes com marca histórico de R$ 9 milhões no pós venda

18/10/2020 17h12
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a retomada da maioria das atividades econômicas, o mercado de caminhões dá sinais de recuperação. Neste cenário, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) melhorou suas projeções para 2020 e tem uma estimativa mais otimista para a venda de veículos pesados, prevendo que o ano termine com uma queda de 18% em comparação a 2019. Antes a expectativa era de uma redução de 36%. Na Bahia, as perspectivas seguem na mesma direção apesar de ainda existir incertezas em relação a pandemia da Covid-19. Completando 26 anos neste mês de outubro, a concessionária Bravo Caminhões e Ônibus alcançou resultados ainda mais promissores, registrando uma queda de apenas 10,7% no volume de caminhões faturados até setembro em relação ao mesmo período de 2019.

 

"Mesmo com essa redução no volume de caminhões faturados, a rentabilidade deste ano está superior a 2019. Além disso, o pós venda superou nossas expectativas e atingiu seguidamente três recordes de vendas com a marca histórica de R$ 9 milhões no mês de agosto", destaca Marcelo Cruz, diretor comercial da Bravo Caminhões e Ônibus. Para ele, a performance é consequência da oferta atrativa de crédito no mercado, taxas competitivas abaixo de 1%, queda na inadimplência e o aquecimento de alguns segmentos, como agronegócio, varejo (supermercado, móveis e eletrodomésticos), limpeza urbana e materiais de construção.

 

Apesar do aquecimento no segundo semestre, a diretora executiva da concessionária, Alessandra Lobo, pondera que o momento ainda é de cautela. "Mesmo com a recuperação, as projeções ainda são cuidadosas, já que o cenário continua incerto. Estamos traçando estratégias para planejar nossa atuação de forma mais assertiva, o que foi crucial para reduzir os impactos da crise. Uma das medidas que nos trouxe resultados foi a antecipação do abastecimento do estoque, o que permitiu atender os clientes nos meses mais críticos da pandemia sem ruptura de produtos. Com isso, apesar das restrições impostas pelo momento atual, somos a marca que mais entregou caminhões na Bahia e ainda temos um volume expressivo programado para faturamento ainda este ano", pontua Alessandra Lobo, ressaltando que a Bravo busca completar 17 anos consecutivos de liderança no mercado baiano.

 

Novidade - Lançado esse mês, o caminhão Meteor, o novo cavalo mecânico da Volkswagen, chega com grande expectativa, repleto de soluções eletrônicas e motores de 460 cv e 520 cv. Essa linha vai atender a demanda do segmento de extrapesados, em especial para a cadeia produtiva do agronegócio. A nova família de extrapesados Meteor tem os maiores veículos da marca. As duas versões disponíveis no momento, o 28.460 6x2 e o 29.520 6x4, têm o mesmo motor, MAN D26, com seis cilindros turbodiesel de 13 litros em versões desenvolvidas e fabricadas no Brasil. Além do motor, a cabine e chassi são de origem MAN.

 

Com bom acabamento, a cabine do Meteor reúne diversas soluções tecnológicas avançadas, como o painel de instrumentos, o sistema de som com tela de sete polegadas e o ar-condicionado digital. O volante multifuncional possui ajuste de altura e profundidade, além de ter teclas à direita e à esquerda que permitem acessar várias funções do caminhão. Os espelhos dos retrovisores externos contam com aquecimento para evitar o embaçamento em dias frios.

 

O Meteor também oferece conectividade por meio da plataforma RIO - a marca de soluções digitais de logística do Grupo TRATON. O recurso permite que o proprietário ou frotista acompanhe os principais indicadores de desempenho do veículo, como consumo, autonomia, distância percorrida e intensidade das freadas. Um grande diferencial, o sistema permite uma análise completa e minuciosa da direção desse extrapesado.

 

Além do Meteor, a Volkwagen também lançou uma nova versão de caminhão, o Constellation 33.460 6x4, que celebra os 15 anos de presença da marca no Brasil. Com características para atuar em operações fora de estrada e para uso misto, esse modelo deve atender o setor de mineração, que está em alta na Bahia. O novo Constellation tem o mesmo trem de força da versão de entrada do Meteor, com motor de 13 litros, 460 cv de potência e 234,5 mkgf de torque. A transmissão é ZF Traxon automatizada de 12 ou 16 velocidades. O PBTC é de 74 toneladas e a Capacidade Máxima de Tração (CMT) é de 125 toneladas.

 

O caminhão também traz soluções eletrônicas, como a possibilidade de acionar, por meio de uma tecla no painel, o modo de condução fora de estrada. Também há a função rocking free que é ideal para encarar terrenos com baixo nível de tração, com areia e lamaçais. É possível combinar esse sistema com o bloqueio do diferencial e o controle de tração.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 02h35 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

25° Sensação
9 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias