Sábado, 21 de Maio de 2022
71 99955-6118
Geral Escola de ciências

Escola superior de ciência do CNPEM tem 72,6% candidatos vindos da rede pública

Com total de 943 inscritos de todas as regiões do País, relação é de 24 estudantes por vaga; última etapa do processo seletivo será em fevereiro

21/01/2022 20h00
Por: Fonte: Adriana Villar

A Ilum Escola de Ciência, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), recebeu um total de 943 inscrições na primeira etapa do processo seletivo para a sua primeira turma. Financiada pelo Ministério da Educação (MEC), a escola oferece um único curso superior gratuito em nível de graduação, o bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação, com 40 vagas e início das aulas em 3 de março. Mais de 70% dos candidatos inscritos estudaram em escolas públicas.

O objetivo da Ilum é formar, em três anos, uma nova geração de cientistas e pesquisadores de forma interdisciplinar, para que sejam capazes de formular questões e resolver problemas a partir do conhecimento integrado dos vários campos científicos.

Para atingir esse objetivo, a escola adota um modelo inovador de ensino, baseado em metodologias pedagógicas participativas e ativas, e no incentivo à pesquisa desde o início do curso, com acesso aos laboratórios didáticos avançados da escola e imersões no ambiente científico do CNPEM já a partir do primeiro semestre.

O processo de seleção também não segue o tradicional modelo de vestibular. Três itens são considerados para a seleção dos 40 alunos que serão aprovados: manifestação de interesse no estudo de ciência, classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e entrevista individual. Metade das vagas será reservada a estudantes vindos de escolas públicas.

As inscrições foram abertas na primeira semana de outubro do ano passado e se encerraram no dia 15 de dezembro de 2021. Nessa primeira fase, os inscritos preencheram um formulário com seus dados e redigiram uma carta dizendo por que querem estudar ciência e cursar a Ilum. 

Essa manifestação de interesse já foi analisada pela comissão de avaliação da escola. A partir da nota obtida nesta etapa e da classificação no Enem, serão pré-selecionados 200 candidatos para a fase final, em que os candidatos serão entrevistados um a um. A nota final será composta pela manifestação de interesse (23%), nota do Enem (38,5%) e entrevista (38,5%).

As entrevistas serão realizadas de forma remota (on-line) entre os dias 21 e 24 de fevereiro, e a lista dos convocados será divulgada a partir de 25 de fevereiro por e-mail enviado aos selecionados e também pelo site da Ilum (https://ilum.cnpem.br/).

“Ficamos muito felizes com a grande procura de jovens buscando um curso de ciência interdisciplinar, baseado em um programa pedagógico inovador. No primeiro ano, temos 24 candidatos por vaga; está acima da maioria dos cursos oferecidos por nossas universidades”, destaca Adalberto Fazzio, Diretor da Ilum.

 

Perfil dos candidatos

A maior parte dos candidatos inscritos, 685 (72,6%), cursou o Ensino Médio em escolas públicas: 506 deles em cursos regulares e 179 em colégios técnicos. Estudantes da rede particular somam 258 inscritos: 227 vindos de cursos regulares e 31 de escolas técnicas privadas.

Do total, 554 (58,7%) são do gênero masculino, 380 (40,3%) do gênero feminino, 5 (0,5%) preferiram não informar e 4 (0,4%) declararam outros gêneros. A maioria está na faixa dos 18 anos.

Concorrem a uma das 40 vagas estudantes de todas as regiões do País. São Paulo foi o Estado que teve o maior número de inscritos (53,4%), seguido de Minas Gerais (6,6%), Rio de Janeiro (5,2%), Distrito Federal (4,7%), Bahia (4,6%), Pernambuco e Amazonas (2,4%, cada), Pará (2,2%), Goiás (1,8%), Tocantins e Paraná (1,7% cada) e Ceará (1,6%). 

“Temos muitos estudantes talentosos, com grande potencial para se tornarem cientistas e pesquisadores em todo o País. A Ilum nasceu também com esse objetivo, de receber esses estudantes das mais variadas localidades para que possam desenvolver sua vocação para a ciência. É muito positivo ver que há esse interesse e ter inscritos das cinco regiões do Brasil”, comemora Nelson Studart, coordenador acadêmico da Ilum.  

 

Benefícios

O curso da Ilum é integral, com aulas teóricas pela manhã e práticas no período da tarde. Todos os aprovados contarão com uma série de benefícios para que possam se dedicar integralmente aos estudos.

A escola garantirá, gratuitamente, moradia em quitinetes localizadas na região da escola e equipadas com camas, fogão, geladeira, lavanderia e ar-condicionado. Todas as medidas sanitárias serão observadas e a Ilum pedirá aos alunos que comprovem a vacinação contra a Covid-19.

Os estudantes terão ainda almoço na própria escola e receberão um cartão alimentação para o café da manhã, jantar e refeições aos finais de semana. A Ilum também oferecerá transporte em ônibus próprio da moradia até a escola e para o CNPEM, e custeará o deslocamento até Campinas-SP, onde está localizada, para estudantes que comprovarem necessidade socioeconômica. Os alunos também terão aulas de inglês gratuitas.

No primeiro dia de aula, os estudantes receberão um laptop de última geração, já equipado com todos os softwares necessários para as atividades acadêmicas, para uso individual exclusivo durante todo o período do curso.

 

Curso com nota máxima

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recebeu a nota máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação considerou a infraestrutura, a qualificação do corpo docente e o projeto pedagógico da Escola. 

Ao final, os formandos poderão atuar com cientistas, pesquisadores, docentes, especialistas em ciências de dados e aprendizado de máquinas, entre outros campos do conhecimento científico, em universidades, laboratórios e centros de pesquisa públicos e privados, ou empreender em seus próprios negócios.

“Não há país desenvolvido sem uma ciência desenvolvida, e queremos contribuir para formar uma nova geração de cientistas na Ilum. Para isso, é preciso garantir que esses jovens tenham uma formação sólida, tanto teórica como na aplicação desses conceitos na prática, nos laboratórios. O curso da Ilum oferece essa oportunidade e também condições para que nossos alunos se sintam cientistas desde a graduação”, conclui Adalberto Fazzio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 17h01 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 29°

29° Sensação
20 km/h Vento
58% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol e Chuva
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias