Segunda, 23 de Maio de 2022
71 99955-6118
Desenvolvimento Social Histórias do Metrô

Projeto inédito conta histórias de pessoas que tiveram a vida impactada pelo metrô baiano

Realizada pela CCR Metrô Bahia, a ação apresenta uma websérie documental, exposição de fotos e veiculação de podcast sobre o tema

21/01/2022 12h30
Por: Fonte: Darana RP
Josiel Macedo, AASs e integrante da Banda Agentes do Metrô - Crédito: Magali Moraes
Josiel Macedo, AASs e integrante da Banda Agentes do Metrô - Crédito: Magali Moraes

A CCR Metrô Bahia, em parceria com a CIPÓ - Comunicação Interativa, lança nesta sexta-feira, dia 21, o Histórias do Metrô Bahia. O projeto reúne narrativas de personagens e suas relações com o metrô baiano através de websérie documental, exposição de fotos e podcasts disponíveis no site www.historiasdometrobahia.com.br. A exposição de fotos também poderá ser conferida presencialmente na Estação Campo da Pólvora até o dia 20 de março.

A relação com o metrô da Bahia é o fio condutor das histórias que tem, entre os personagens, clientes e colaboradores do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de empreendedores, prestadores de serviço e parceiros da concessionária, que destacam temas como inclusão, mobilidade humana e urbana, educação, diversidade, segurança e acessibilidade.

"O metrô é um importante equipamento de mobilidade, que mudou o cenário urbano e que conecta as pessoas de uma forma mais ampla, para além do deslocamento e relacionamento com a cidade. Temos histórias de personagens que utilizam o Sistema Metroviário também como ponto de encontro, de referência, de segurança, de inclusão social e de fomento à cultura. As histórias são muitas, contadas por quem é a grande razão de existência do metrô: o ser humano. É um sistema construído por pessoas e para pessoas", explica Andre Costa, diretor-presidente da concessionária.

O projeto teve duração de seis meses e foi realizado com apoio da CIPÓ, organização de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial, com iniciativas de comunicação para o desenvolvimento social comunitário. Através dela, foram mobilizadas comunidades no entorno do Sistema Metroviário, gerando também um impacto econômico na região, a partir da contratação de profissionais e capacitação técnica para jovens moradores desses bairros.

"Além de ajudar a contar histórias anônimas e importantes de pessoas que cruzam as cidades da Bahia todos os dias pelos trilhos, essa parceria também teve outros frutos como a geração de renda para produtoras locais e comunitárias, a formação de jovens em comunicação, participação social e empreendedorismo", conta Nilton Lopes, coordenador da CIPÓ.

A CCR Metrô Bahia completa oito anos de operação em 2022. Com 33 km de extensão, duas linhas e 20 estações, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transporta cerca de 300 mil pessoas por dia e mais de 400 milhões de passageiros já passaram por ele.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 01h49 - Fonte: Climatempo
25°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 29°

25° Sensação
20 km/h Vento
79% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias