Quarta, 28 de Outubro de 2020 20:09
71 99955-6118
Geral Educação

Com a pandemia, espaço escolar também deve ser repensado para atender às novas demandas educacionais

Arquitetura das escolas precisam trazer conceitos pedagógicos que estimulem a aprendizagem e autonomia do aluno; Camino School mostra projeto que constitui a nova sede para 2021

14/10/2020 21h41
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As exigências para uma educação do futuro já batiam à porta nas instituições de ensino, antes mesmo do início da pandemia. No entanto, com a necessidade de se reinventar para a adaptação do novo modelo de ensino a distância, o momento se tornou oportunidade de aprendizado e antecipou inovações as quais muitas escolas ainda não estavam preparadas. Agora, de olho na educação para o futuro e com a possibilidade de retomada das aulas presenciais, é preciso não só adaptar as estruturas das instituições para receber os estudantes, mas, também, repensar um novo modelo de espaço escolar que condiz com as novas demandas da educação para do século XXI.

“O espaço da escola é onde a formação dos indivíduos como seres humanos acontece e precisa ser colocado em primeiro lugar”, afirma Leticia Lyle, diretora da Camino School, escola referência da Camino Education localizada na zona oeste de São Paulo. “É preciso oferecer aos alunos um ambiente em que eles entendam como vivemos em comunidade, como construímos relações positivas e prósperas, como fazemos do nosso mundo um lugar melhor, onde todos têm espaço, acesso e dignidade”, diz a educadora. 

A nova sede da Camino School, por exemplo, que estará pronta para receber os alunos no ano letivo de 2021, conta com espaços completamente integrados, apresentando conceitos pedagógicos em cada detalhe. Guido Otero, sócio do premiado escritório Gusmão Otero Arquitetos Associados (GOAA) e responsável pelo projeto da escola, ressalta que a pedagogia é a base da arquitetura da Camino School. “A estrutura da escola traz uma série de inovações que vão de encontro às exigências do modelo de educação para o futuro; ao entrar na instituição é possível entender como ela funciona, com ambientes interligados, muita iluminação natural, transparência e acessibilidade”. 

Salas, pátio, sala de leitura, refeitório e outras dependências da instituição foram planejadas para promoverem a permanência e o sentimento de pertencimento dos estudantes, além da troca de experiências constante. “Como todo o espaço é educador, a proposta pedagógica está presente em todos os ambientes, inclusive, por exemplo, no modo de organizar o banheiro. Os banheiros na Camino School não ficam dentro de um lugar isolado, eles estão presentes em todos os andares e possuem as pias para uso comum e torneiras com água potável. Eles foram projetados dessa maneira para ajudar na concepção de aprendizagem da vida em grupo quanto para a construção de conceitos científicos e de comportamento social”, explica Leticia.

Os ambientes de aula não têm mesas e cadeiras fixas e lugares denominados para cada aluno. Com a possibilidade de utilizar as salas da forma que melhor atender à dinâmica da disciplina, os alunos desenvolvem competências, autonomia, aprendendo com a flexibilização do próprio ambiente, fazendo parte da metodologia de aprendizagem ativa, que coloca o estudante como protagonista da própria aprendizagem. Segundo Ricardo Gusmão, também sócio do escritório GOAA e responsável pelo projeto da Camino School, a escola trouxe a proposta de uma tela em branco: “Os professores e os alunos podem ser criativos ao usar o ambiente, cada espaço tem um potencial de ocupação que pode variar de diversas maneiras, ensinando cada estudante a como construir a própria escola, possibilitando a transformação dia a dia para dar conta das inovações, descobertas, interesses e crescimento de cada um”. 

Aspectos como autonomia, competências socioemocionais, protagonismo da aprendizagem, infraestrutura tecnológica, com a plataforma Cloe de aprendizagem ativa, e meio ambiente são pontos que ganharam mais relevância com a pandemia da Covid-19 e que precisam refletir na estrutura das escolas. 

Reflexão e prática sobre meio ambiente na escola

Uma das maiores preocupações atualmente é sobre o meio ambiente, seus cuidados e preservação. Trazer essa reflexão nas escolas vai muito além do que apenas abordar o assunto em sala de aula. No caso da Camino School, a edificação irá aproveitar a ventilação e iluminação natural ao máximo. “É possível qualificar o ambiente e promover a economia de energia na escola com essas estruturas, ensinando ideias fundamentais sobre a sustentabilidade, evitando também o desperdício de energia e gastos desnecessários”, conta a diretora da escola.

O descarte de lixo também deve ser consciente. A escola propõe a coleta seletiva cujos materiais serão enviados para reciclagem. Leticia Lyle reforça que os estudantes precisam entender a importância da Sustentabilidade Ambiental. “A implementação da coleta seletiva de resíduos tem um importante papel neste processo de formação dos estudantes, pois o meio ambiente é parte integrante e fundamental do planeta”.

Futuramente, a escola pretende realizar a compostagem na própria instituição, para que todo material produzido seja utilizado nas áreas verdes da própria comunidade.

Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 20h01 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 30°

30° Sensação
19 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias