Quarta, 28 de Outubro de 2020 20:25
71 99955-6118
Geral Outubro Rosa

Cetrel promove palestra com médico oncologista sobre prevenção do câncer de mama

A ação, que tem como tema “Outubro Rosa: Todos unidos na prevenção contra o câncer de mama”, faz parte das atividades do setor de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA), que irá trabalhar, durante todo o mês

14/10/2020 13h18
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 Alertar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o objetivo da palestra que será ministrada por Dyego Lucas Nunes, médico oncologista do Hospital São Rafael, para integrantes da Cetrel nesta quinta-feira, 15. O encontro virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams, terá início às 8h.

 A ação, que tem como tema “Outubro Rosa: Todos unidos na prevenção contra o câncer de mama”, faz parte das atividades do setor de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA), que irá trabalhar, durante todo o mês, com outras atividades relacionadas à saúde da mulher.

 Câncer de mama no Brasil

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, estimam que, entre 2020 e 2022, serão diagnósticos mais de 66 mil casos de câncer de mama no Brasil. Isso representa cerca de 60 ocorrências a cada 100 mil mulheres.

O Inca alerta que 30% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos com adoção de hábitos saudáveis, como ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, fumo e  uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O instituto ainda aponta alguns sinais para identificar os sintomas da doença. Dentre eles, a presença de caroço, normalmente fixo e indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, além de saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. O Inca reforça que as mulheres devem observar as mamas com frequência, por meio do autoexame, e que procurem a unidade de saúde, em caso de alterações mamárias, para um diagnóstico preciso com um médico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 20h21 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 30°

30° Sensação
20 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias