Quarta, 28 de Outubro de 2020 20:39
71 99955-6118
Geral Geral

Apae de Ilhéus firma parceria com Faculdade

Atividades oferecidas pelo curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus visam saúde mental e emocional de alunos, pais, funcionários e professores da Apae.

13/10/2020 18h21
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A saúde mental e emocional das pessoas nunca esteve tão fragilizada e posta à prova como nos últimos meses, diante da pandemia do novo coronavírus. Visando atender uma demanda, muitas vezes reprimida, não só de alunos atendidos pela Apae de Ilhéus, como de seus familiares e profissionais da entidade, a associação ampliou uma antiga e bem-sucedida parceria com a Faculdade de Ilhéus. Desta vez, através do curso de Psicologia da instituição, que está promovendo atividades para trabalhar as emoções e o bem estar psicológico e social dessas pessoas.

“Vivemos um momento de instabilidade emocional muito grande. São problemas de saúde, financeiros, sociais, de todas as naturezas, e que abalam as famílias e os nossos colaboradores”, ressalta o presidente da Apae de Ilhéus, Vasco Luiz Santos de Oliveira. Através dos esforços empenhados pela equipe pedagógica da entidade junto à Diretoria da Faculdade de Ilhéus, a parceria já tem gerados resultados promissores. “Tanto no presencial, como agora de forma remota, eles têm feito interferências capazes de melhorar não só o comportamento como a socialização dessas famílias. Nós só temos a agradecer”, relata a diretora geral e pedagógica da Apae, Vitória Penalva.

Os professores e alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus realizam trabalhos de psicoeducação coletivo como podcast, cartilha, vídeos educativos, assim como atendimentos online, a depender da demanda da instituição. As atividades são supervisionadas pela professora Conceição Vita. Eles se reúnem virtualmente, toda semana, para estudar e programar as ações. “Esse estágio na Apae me trouxe na prática a real importância e o papel da psicologia num momento de crise como o que vivemos”, destacou Leandro Palafoz, aluno de Psicologia da Faculdade de Ilhéus.

Esse trabalho remoto teve início em julho de 2020, e vários temas já foram abordados, como Relações familiares e seus conflitos na quarentena; Amizade; Técnicas de relaxamento; Plataforma e aplicativos para criar novos vínculos ou fortalecer os existentes; O futuro pós pandemia; Reflexão sobre medicamentos e automedicamentos; entre outros. Também foram realizadas diversas oficinas, a exemplo da Oficina de música; Oficina de culinária em família; Oficinas filtro dos sonhos e quadro dos sonhos. As atividades são postadas nos grupos de Whatsapp da família dos alunos e no grupo de profissionais da APAE

Vale ressaltar que a parceria da Apae Ilhéus com a faculdade também ocorre com outros cursos como o de Odontologia, através do qual os alunos da associação são atendidos e acompanhados na própria instituição de ensino. Com o curso de Psicologia, desde 2017, essa parceria vem se consolidando. Presencialmente, com a supervisão da professora Alba Mendonça, seus alunos fazem estágios e desenvolvem projetos e oficinas na APAE. “São iniciativas relevantes, que ajudam a driblar as dificuldades enfrentadas pelas associações e pelos nossos assistidos, além de proporcionar experiência e novos conhecimentos a esses profissionais em formação”, reforça Narciso Batista, presidente da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA).   

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 20h21 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 30°

30° Sensação
20 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias