Entretenimento Livro infantil

Livro infantil que conta a história de Aleixo Belov será lançado neste sábado

Obra é assinada pelo jornalista Bito Teles e tem ilustração de Bua Bruno, ambos filhos de Salvador

07/12/2021 19h00
Por: Rebeca Costa Fonte: Juracy dos Anjos
Livro infantil que conta a história de Aleixo Belov será lançado neste sábado

O sonho sempre foi a bússola que guiou Aleixo Belov no caminho para se tornar um dos maiores navegadores do mundo. E a história do homem que já deu cinco voltas ao mundo, sendo três em solitário, agora se transformou em um livro infantil. Escrito pelo jornalista baiano Bito Teles, a obra “Velas Cheias de Sonhos” – uma adaptação do primeiro livro do comandante intitulado “A Volta ao Mundo em Solitário” – será lançada neste sábado, 11, com diversas atividades lúdicas voltadas aos pequenos e seus familiares no Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador (confira abaixo).

 

Com o objetivo de despertar o amor pela navegação, a obra tem ilustrações do baiano Bua Bruno e revela a primeira experiência do comandante com seus óculos de mergulho, ainda guri, em Água de Meninos, na Cidade Baixa. Mas não só: mergulha também no sonho do capitão de construir o veleiro Três Marias, além da sua primeira viagem, saindo da Ucrânia, país onde nasceu, passando pela Itália até chegar ao Brasil aos 6 anos com os pais, que fugiam da Segunda Guerra.

 

O livro infantil – que é patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal – faz parte das ações de inauguração do Museu do Mar Aleixo Belov, que é outro sonho concretizado pelo comandante.

 

Para Bito Teles, registrar a vida do velejador em uma linguagem para crianças tem um valor especial: “Quem conhece a história de Aleixo Belov no Três Marias e no veleiro-escola Fraternidade, segunda embarcação construída pelo capitão, sabe que nos diários de bordo há vários tesouros, pensamentos profundos sobre sonhos, determinação, planejamento, relacionamento do indivíduo com os outros, com a natureza e consigo mesmo. O que fiz foi selecionar alguns destes momentos e apresentá-los para que os pequenos possam se inspirar e sair por aí navegando com suas velas cheias de sonhos”.

 

A obra é um dos tantos atrativos para o público jovem que é visto como prioritário na missão do Museu do Mar. Além do livro, as crianças, adolescentes e adultos podem conhecer muitos detalhes das viagens de Belov pelo mundo, com acesso a peças únicas, registros de diários, cartas náuticas e instalações com muita interatividade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias