Quarta, 28 de Outubro de 2020 19:24
71 99955-6118
Geral Saúde

Médicos baianos defendem inserção da cirurgia robótica em rol de procedimentos cobertos por planos de saúde

Campanha “Robótica pelo plano” se baseia nos benefícios do procedimento minimamente invasivo

18/09/2020 12h00
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Apesar das vantagens que a cirurgia robótica proporciona aos pacientes e da evolução dos resultados alcançados pela técnica minimamente invasiva que chegou ao Brasil em 2008 e à Bahia em 2019, as operadoras de planos de saúde continuam negando a cobertura do procedimento sob a alegação de que ele não faz parte do rol da Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão que regulamenta os planos de saúde no Brasil. Entretanto, com uma frequência cada vez maior, a Justiça tem determinado aos planos a autorização do tratamento através de liminares. Para evitar a judicialização dos casos e ampliar o acesso facilitado dos pacientes aos benefícios da tecnologia robótica, um grupo de médicos baianos decidiu lançar a campanha “Robótica pelo Plano”, em defesa da inclusão do procedimento robótico no rol da ANS.

 

Os cirurgiões de diferentes especialidades que idealizaram a campanha compõem o Robótica Bahia (RB), grupo de experientes médicos que trabalham em parceria desde 2015, mas que oficialmente será lançado no dia 1º de outubro, durante a abertura do I Fórum Internacional de Cirurgia Robótica da Bahia. Entre os argumentos dos especialistas em defesa da “Robótica pelo Plano”, destacam-se “a redução no tamanho das incisões, a diminuição da perda de sangue, do tempo de cura e cicatrização do paciente, assim como a visão tridimensional ampliada, que melhora consideravelmente a performance da cirurgia em comparação com outras modalidades cirúrgicas”, frisou um dos integrantes do Robótica Bahia, o urologista André Costa Matos.

 

Benefícios - De acordo com o urologista Augusto Modesto, outro integrante do grupo, a cirurgia robótica agrega a vantagem de uma maior precisão nos movimentos do cirurgião, que controla os braços mecânicos do robô através de um console. “Com o robô, conseguimos operar partes do corpo mais difíceis de alcançar nas modalidades aberta (convencional) ou laparoscópica”, destacou. Segundo outro urologista do RB, Breno Dauster, um diferencial da tecnologia robótica é o filtro de tremor. “A  máquina impede movimentos eventuais de vibração da mão do cirurgião. Como os braços do robô não tremem, o movimento das pinças é completamente focado”, frisou. 

 

Para o coloproctologista e cirurgião do aparelho digestivo Euler Azaro, a ergonomia do cirurgião que utiliza a plataforma robótica colabora para o sucesso do procedimento. “Trabalhar sentado no console, numa posição mais confortável, não apenas evita o mal estar do cirurgião em procedimentos mais longos, mas principalmente traz vantagens para os pacientes”, declarou. “Além de minimizar o sangramento durante a cirurgia e a dor no pós-operatório, a técnica robótica confere um melhor aspecto estético quando comparados aos cortes grandes da via tradicional”, pontuou o urologista Frederico Mascarenhas, também integrante do Robótica Bahia.

 

Outros benefícios da Cirurgia Robótica são a redução do tempo de internação e o menor índice de reinternação por complicações na cirurgia. “Tudo o que o paciente mais quer é voltar o quanto antes às suas atividades habituais”, declarou o urologista do RB, Marcos Leal. Concordando com o colega, o urologista Ricardo Souza acrescentou que apesar dos estudos serem ainda inconclusivos, existe uma tendência de recuperação precoce da disfunção erétil e da incontinência urinária em pacientes com câncer de próstata submetidos à cirurgia robótica. “Há expectativa de redução destas sequelas”, frisou.

 

Sobre a segurança do procedimento, o urologista Maurício Sanches explicou que o robô não opera sozinho: é comandado por um cirurgião habilitado e experiente para trabalhar com a tecnologia. “Sempre há um cirurgião auxiliar em contato direto com o paciente. A segurança é um item prioritário nas Cirurgias Robóticas”, acrescentou. Outro incentivador da campanha “Robótica pelo plano”, o cirurgião do aparelho digestivo Paulo Amaral acredita que o futuro da medicina passa pela cirurgia robótica e “os planos de saúde não podem negligenciar esta realidade”, declarou.

 

Expansão da tecnologia - Em Salvador, até o momento, existem duas plataformas robóticas em funcionamento: uma no Hospital São Rafael (Rede D'or) e outra no Santa Izabel. Mesmo não fazendo parte da lista de  procedimentos que obrigatoriamente devem ser cobertos pelos planos de saúde, as cirurgias robóticas têm sido realizadas com uma frequência cada vez maior em Salvador. Segundo dados da Strattner, empresa que representa o robô Da Vinci, mais de 530 cirurgias já foram realizadas na Bahia até o momento, o que corresponde a uma média de 30 a 35 procedimentos por mês. O número de cirurgiões certificados para manipular o sistema robótico também tem crescido bastante .

 

“Já se passaram 12 anos desde a primeira cirurgia robótica, mas a cada revisão da listagem, lamentavelmente, o procedimento fica de fora do rol da ANS, mesmo diante dos muitos benefícios comprovados da técnica. Esperamos que em breve haja mudanças neste sentido”, defendeu o urologista do Robótica Bahia, Frederico Mascarenhas, um dos pioneiros da técnica no Estado. A campanha “Robótica pelo Plano” será realizada pelo grupo principalmente através das redes sociais. 

 

Sobre o grupo - O Robótica Bahia nasceu da integração de profissionais com vínculo consolidado anterior à sua formação. O time de médicos que o integra possui anos de trabalho e o avanço até a plataforma robótica ocorreu como uma etapa natural de aperfeiçoamento em busca de avanço nos tratamentos. Além da união dos componentes, são diferenciais do RB a diversidade de especialidades e o desejo de democratizar o ensino e a pesquisa relacionados à tecnologia robótica, a fim de ampliar sua utilização no estado da Bahia. Interessados em saber mais sobre o Robótica Bahia ou sobre o I Fórum Internacional de Cirurgia Robótica da Bahia, que está com inscrições gratuitas abertas, devem acessar o site roboticabahia.com.br ou os perfis do grupo no instagram (@roboticabahia) e facebook (/roboticabahia). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 19h20 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 30°

30° Sensação
26 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias