Sábado, 25 de Setembro de 2021
26°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Geral Tecnologia

Tecnologia e inclusão digital auxiliam no envelhecimento saudável

Pessoas idosas estão mais conectada no Brasil

15/09/2021 às 19h00
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Compartilhe:
Foto: Rebeca Lisboa
Foto: Rebeca Lisboa

A terceira idade é ativa e presente no universo digital. Atualmente os recursos tecnológicos vêm sendo cada vez mais acessados pelas pessoas idosas seja para o acesso às mídias sociais ou mesmo para reuniões de trabalho, aulas à distância ou para acessar sites informativos e noticiosos, o fato é que o envelhecimento saudável passa não apenas por questões de saúde, autonomia e autoestima, mas também por inclusão digital. 

 

A população mundial de idosos tem tido um crescimento significativo, cerca de 3% nos últimos anos, e deve chegar a 1,4 bilhão em 2030, de acordo com a ONU. Se pensarmos no Brasil, já temos 13% de idosos que representam cerca de 29 milhões de pessoas. Por outro lado, a população brasileira está mais conectada e já alcança 82,7% dos lares com algum acesso à internet, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando se traz essa realidade ao momento atual de pandemia e das limitações de circulação, a utilização de canais e ferramentas digitais, se torna ainda mais importante. Além de minimizar o distanciamento físico, manter contato com familiares e amigos; atua também no desenvolvimento de novas aprendizagens e habilidades. “O envelhecimento ativo, conforme preconizado pela OMS, implica em ações nas áreas de saúde, participação e segurança. As tecnologias são meios facilitadores desses processos, seja por ampliarem o acesso à saúde, por complementarem as condições físicas (tecnologias assistidas) e, principalmente, por possibilitarem acesso a novos conhecimentos e à participação”, informa Maria Isabel Carvalho, uma das idealizadoras da Inventividade – projeto que traz um novo olhar a respeito do processo de envelhecer.

 

Para o pedagogo e especialista em gerontologia, Ricardo Temóteo, o empenho da pessoa idosa em aprender a usar as tecnologias digitais de acordo com os seus interesses e necessidades é fundamental para o seu desenvolvimento como ser humano. “É um caminho para a conquista de mais autonomia, acreditando que é capaz de aprender, no seu ritmo, a partir de estudo e prática. E essa caminhada se dará ao longo da vida”, pontua.

Ricardo Temóteo facilita o aprendizado de tecnologias digitais desde 1997 na Universidade Sem Fronteiras e trabalha diretamente na inclusão digital de idosos de baixa renda no Instituto Ser Amado, é o criador do método Néctar de Inclusão Digital, autor de livros didáticos e já representou o Brasil internacionalmente na temática. Ricardo abordará mais sobre este tema no dia 29 de setembro, quarta-feira, no I Encontro Inventividade que apresenta a discussão “O que você quer ser quando envelhecer?” nos seus três dias de evento.

 

 

A Inventividade

 

A palavra por si só é feminina e tem o intuito de unir a idade com a criatividade. Escolhido por Maria Isabel, o nome surgiu com a construção do site, em abril do ano passado quando Gabi Harrison, Maria Isabel Carvalho, Ana Claudia Freitas e Jane Carvalho se juntaram e viram a necessidade de criar um espaço que mostrasse os processos e ações voltadas às pessoas com idade acima dos 55 anos e que despertasse nos diversos segmentos da sociedade um novo olhar a respeito do processo de envelhecer.

 

A iniciativa surgiu em meio à pandemia possibilita a criação e difusão de saberes nas mídias sociais através da publicação de conteúdos em vídeos e textos, além de dicas sobre tecnologia, depoimentos de pessoas idosas, compartilhamento de vivências e habilidades através de oficinas e workshops, totalmente online. “O que prevalece é a capacidade de aprender e é isso que possibilita a transformação e criação do projeto”, conclui Maria Isabel.  Os conteúdos podem ser acessados pelo site www.inventividade.com e nas mídias sociais no @projeto.inventividade.

 

Serviço

I Encontro Inventividade 

Quando: de 26 a 29 de setembro (domingo a quarta), das 16 às 20h

Onde: Canal do YouTube Inventividade disponível em: https://www.youtube.com/Inventividade  

Quanto: Gratuito

Informações e inscrições: https://bit.ly/EncontroInventividade

 

Conheça e siga a Inventividade em suas redes sociais:

Instagram e Facebook: @projeto.inventividade

YouTube: Inventividade

Sitehttps://www.inventividade.com/

 
 
 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 18h37 - Fonte: ClimaTempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 28°

Dom 27°C 22°C
Seg 28°C 23°C
Ter 28°C 22°C
Qua 28°C 23°C
Qui 29°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias