Quarta, 28 de Julho de 2021 10:36
71 99955-6118
Geral Live

Fundação Cidade-Mãe realiza live sobre acolhimento familiar nesta quarta

A iniciativa terá a presença da coordenadora do Serviço Família Acolhedora (SFA) de Salvador, Suzana Esteves e da psicopedagoga do Serviço, Edileide Antonino, moderadora do evento.

21/07/2021 18h00
Por: Bahia Jornal Fonte: Secom
Foto: Bruno Concha/Secom
Foto: Bruno Concha/Secom

A Fundação Cidade Mãe (FCM) promove, nesta quarta-feira (21), uma sessão tira-dúvidas aberta ao público para esclarecer como funciona a modalidade de acolhimento familiar. A live será realizada às 19h, no perfil @familiaacolhedorasalvador, no Instagram. A iniciativa terá a presença da coordenadora do Serviço Família Acolhedora (SFA) de Salvador, Suzana Esteves e da psicopedagoga do Serviço, Edileide Antonino, moderadora do evento. 

 

De acordo com Edileide, o acolhimento familiar é uma modalidade muito relevante para a criança, especialmente na primeira infância. Das mais de 30 mil crianças acolhidas em todo Brasil, apenas cerca de 5% delas estão na modalidade familiar, desfrutando de convivência em família, como é o direito preconizado em lei. 

 

“No entanto, poucas pessoas conhecem o acolhimento familiar. Com a live, queremos divulgar o serviço, dizer como funciona e o que é necessário para se tornar Família Acolhedora, além de debater sobre os detalhes desse serviço tão relevante para a sociedade”, explica a psicopedagoga.

Importância – Atualmente, o SFA de Salvador registra quatro crianças que foram acolhidas por famílias que se cadastraram, passaram por todo um processo de capacitação e tornaram-se aptas no processo. Outras cinco famílias estão habilitadas e aguardam a chegada de uma criança para cuidar e proteger, dividir o amor e preparar essa criança para retornar à família de origem ou para uma família substituta. 

 

“A história prévia de cada uma dessas crianças é de abandono e sofrimento, mas o amor que encontram nas Famílias Acolhedoras as ajudam a superar e se preparar para o que a vida trouxer de melhor”, pontua a psicopedagoga.

 

Como exemplo da importância do serviço, Edileide Antonino lembra um caso recente que tocou a todos no serviço: a de um bebê que foi abandonado próximo a um contêiner de lixo. Inicialmente, a criança foi levada para uma instituição e, só depois, foi encaminhada para o SFA. Atualmente, está acolhida com uma das famílias habilitadas.

Edileide revela ainda que, após a convivência em um lar, com cuidados individualizados, os bebês atendidos até o momento pelo serviço deram um pulo no desenvolvimento físico e motor, além do afetivo. “O contato com uma figura que desempenhe o papel materno é capaz de estruturar o bebê, organizando sua vida. Durante este período, foi necessário fazer a introdução de alimentos sólidos, ajudá-lo a se equilibrar e dar seus primeiros passos e viver a mágica de escutar suas primeiras palavras”, destaca.

 

Os interessados em participar do Serviço Família Acolhedora podem se cadastrar no site www. familiaacolhedora. salvador. ba. gov. br . Mais informações podem ser obtidas pelo número (71) 3202 2418.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 10h35 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 28°

29° Sensação
11 km/h Vento
70% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias