Quarta, 28 de Julho de 2021 11:07
71 99955-6118
Geral Saúde

Dia dos Avós: especialista alerta para cuidados com a saúde dos idosos

No Brasil, há cerca de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, representando 13% da população.

21/07/2021 17h30
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom

Além de homenagear todos os avôs e avós, na próxima segunda-feira (26) também é dia de reforçar a importância de manter os cuidados nesta fase da vida. Com o avançar da idadenosso corpo passa por eventos fisiológicos naturais, o que aumenta a vulnerabilidade a infecções e processos oncológicos em pessoas com 60 anos ou mais, consideradas idosas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)No Brasil, há cerca de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, representando 13% da população.  

 

De acordo com o infectologista Igor Brandãocoordenador do Serviço de Vacinas do DNA Laboratório, atualmente as principais doenças infecciosas que acometem os idosos são pneumonias, infecções do trato urinário e da pelepodendo ser causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Nos idosos, o especialista explica que estas infecções podem se apresentar de forma atípica, por exemplo sem haver febre, e levando a sonolência, fraqueza, alteração da memória, sono e agitação 

 

Igor Brandão frisa que a vacinação ainda é a melhor forma de prevenir doenças, juntamente com bons hábitos. Com o simples ato de vacinar-se é possível ensinar ao organismo como se proteger contra formas graves de doenças, blindando indiretamente pessoas próximas ao imunizado contra aquela doença em especifico”, afirma o infectologistaespecialista em Controle de Infecção Hospitalar e em Medicina da Família. 

 

Além das vacinas indicadas pelo Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), que incluem as disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o DNA Laboratório vai além, oferecendo mais segurança e proteção com vacinas contra: Pneumonia bacteriana e/ou viral, diferentes formas de Meningite, Sinusite, Diarreia (difteria), Tétano, Febre Amarela, Herpes Zoster, DengueSarampo, Caxumba, Rubéola, Hepatites, dentre outras.  Antes de tomá-las, Igor Brandão orienta passar por uma avaliação com profissional de Medicina ou Enfermagem. 

 

Além da vacinação, o médico indica  outras ações para preservar o sistema imunológico: bons hábitos de vida como alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e o sono em dia”. Por estarmos em meio à pandemia mundial de Covid-19, o especialista também reafirma a importância do uso correto da máscara, higiene das mãos e distanciamento social. 

 

Pensando na importância da imunização dos avós, até o dia 31 de agosto, o DNA está disponibilizando voucher com desconto para as vacinas Pneumocócica (vpc13) e Herpes Zóster, que são indicadas para idosos. 

 

Serviço de Vacinação do DNA 

 

Inaugurado em janeiro de 2021, o Serviço de Vacinação do Laboratório DNA conta com uma equipe de enfermagem exclusiva com mais de 20 anos de experiência, médico infectologista para avaliações, vacinas das melhoras empresas do mundo e sistema de refrigeração mais novo e moderno de Salvador. Com todos os protocolos de segurança sanitária, o laboratório também realiza vacinação domiciliar e drive thru. Até o momento, o DNA Vacinas já aplicou mais de 2.500 doses nos primeiros sete meses deste ano.  

 

Sobre o DNA Laboratório 

 

O DNA é um laboratório de análises clínicas e genética médica com 24 anos de mercado. Atualmente podem ser realizados mais de 2000 exames, envolvendo biologia molecular e diversos testes genéticos, além da realização do exame que detecta a COVID-19. O DNA possui certificações de qualidade como a ISO 9001:2015 e a Acreditação PALC. Para mais informações, acesse: www.dnagenetica.com.br.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 10h55 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 28°

29° Sensação
11 km/h Vento
70% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias