Segunda, 14 de Junho de 2021 23:53
71 99955-6118
Entretenimento Teatro

Teatro Vila Velha promove exibições gratuitas de espetáculos e debate online nesta semana

Os debates irão certificar todos os participantes presentes

07/06/2021 19h30
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom

Nesta semana, o Teatro Vila Velha realiza sessão única, e aberta ao público, de dois grandes espetáculos: “Fragmentos de um teatro decomposto”, dia 9 de junho, às 19h, e “Hamlet+Hamletmachine”, dia 10 de junho, às 15h. Ambos estão em cartaz no Novo Vila Virtual (www.youtube.com/teatrovilavelha), palco online do Teatro Vila. Os debates acontecem na plataforma Zoom após a transmissão gratuita das obras. A fim de discutir sobre os temas abordados em cada espetáculo e as novas possibilidades de um teatro online, os encontros contam com um novo mediador a cada dia e convidados especiais. Os debates irão certificar todos os participantes presentes. 

Já a transmissão online e gratuita do espetáculo “Hamlet+Hamletmachine” acontece dia 10 de junho, às 15h. O  encenador Marcio Meirelles apresenta o clássico de Shakespeare com uma linguagem contemporânea e contundente, além de um diálogo potente com públicos de diversas gerações ao abrir espaço para discussão sobre gênero, as frágeis fronteiras entre a ética e o poder, o desmantelamento da estrutura familiar e diversas tramas políticas e psicológicos vividas pelo protagonista em sua saga de vingança. A metalinguagem atravessa a montagem do espetáculo com a inclusão da peça “Hamletmaschine”, reescrita do clássico pelo dramaturgo alemão Heiner Müller. Todo o discurso da peça original está presente nesse texto, com muitas referências intertextuais e sobre acontecimentos da época em que foi escrito, mas que continuam atuais: a crise do capitalismo e do socialismo, a falência do ser humano, as tomadas de posição, a militância feminista e dos direitos humanos. A inspiração gótica do figurino, a música ao vivo, o vídeo e o próprio cenário tornam a peça uma experiência intensamente instigante e política. Após a exibição da obra, o debate contará com a mediação do encenador Marcio Meirelles, participação do professor e tradutor José Roberto O’shea e da professora Dra. Janaina Mirian Rosa.

 

“Fragmentos de um teatro decomposto”, primeiro espetáculo totalmente virtual da Companhia Teatro dos Novos, tem exibição gratuita dia 9 de junho, às 19h, no palco online do Teatro Vila Velha (www.youtube.com/teatrovilavelha). O texto do dramaturgo Matéi Visniec é uma obra que revela um mundo tão distópico quanto atual. Mulheres que relatam pragas, homens que se enclausuram em círculos para se proteger e isolar do mundo, um homem que acorda numa cidade onde todos os habitantes sumiram. Visniec transforma poeticamente os personagens para que o público possa observar representações do seu próprio cotidiano. O espetáculo, encenado para um web teatro, onde cada atriz e ator está em seu cenário/casa, se relaciona com o cenário contemporâneo de distanciamento social e busca trazer novas saídas que nos levam a um novo mundo, diferente do que já conhecemos. Após a exibição da obra no Novo Vila Virtual, o ator Miguel Campelo realiza a mediação do debate com participação do diretor do espetáculo, Marcio Meirelles, e do ator e diretor Murilo Ramos. 

SERVIÇOS

 

Fragmentos de um teatro decomposto

09/06

19h 

Youtube do Vila (www.youtube.com/teatrovilavelha)

Gratuito

 

Hamlet+Hamletmachine  

10/06

15h 

Youtube do Vila (www.youtube.com/teatrovilavelha)

 

Gratuito

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 23h37 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 27°

25° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol e Chuva
Quarta (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias