Sábado, 20 de Abril de 2024
71 98425-0489
Entretenimento Revista

Terceira edição da Revista Laroyê reúne ensaios fotográficos, contos e artigos inéditos que resgatam nuances de uma Salvador profunda

Através de contos, artigos e séries fotográficas, cerca de 20 artistas assinam trabalhos que dialogam com o arquétipo e elementos relacionados a Exu.

03/05/2021 15h30
Por: Redação Fonte: Ascom
Foto: Juliana Neri
Foto: Juliana Neri

As manifestações culturais, a convergência simbólica entre os movimentos das ruas e o culto afro religioso compõem a terceira edição da Revista Laroyê e marca o encerramento do projeto até uma nova fase se tornar viável. Através de contos, artigos e séries fotográficas, cerca de 20 artistas assinam trabalhos que dialogam com o arquétipo e elementos relacionados a Exu. 

A primeira edição foi lançada no dia 27 de fevereiro e a segunda, 31 de março. Todos os três projetos gráficos foram assinados pelo designer Junior Pakapym. Nesse período, a Laroyê proporcionou o encontro de diferentes artistas visuais, fotógrafos, escritores, poetas e leitores com temas que traduzem a ancestralidade e a familiaridade de Exú a partir de elementos artísticos e urbanos. 

Além de artigos assinados por Cidinha da Silva, Cleidiana Ramos e Ordep Serra, esta edição apresenta ainda contos inéditos de Marcus Borgón e Gustavo Rios; dos jornalistas Carlos Barbosa, Flávio VM Costa e Kátia Borges e Lima Trindade. Rita Santana, vencedora do Prêmio Braskem de Literatura (2004) para autores inéditos com o livro ``Tramela'', participa com o conto “Ogó”. "Quando veio o convite para produzir um conto para a revista, a única ideia que tive foi escrever um Orfeu Negro em Salvador tentar abordar essa distopia que estamos vivendo", revela a escritora baiana. Rita ainda completa que "Orfeu veio com essa necessidade de tocar delicadamente, e espero que seja acolhido assim, nas questões religiosas da Cidade e trazer um pouco da minha memória primordial de Salvador". 

Nesta mesma linha, a edição reúne ensaios fotográficos de Arlete Soares, Christian Cravo, Hugo Martins, Juliana Neri, Thiago Borba, Vinícius Xavier e Hirosuke Kitamura, que transitam desde o Pelourinho no início dos anos 1970, passa pelo Moçambique e a tragédia em Mariana (MG) até as séries que revelam a ligação de Salvador com os temas sociais e afro-religiosos. A Laroyê 3 conta também com a participação da poeta Mônica Menezes e da fotógrafa Sarah Fernandes, que assinam juntas um poema e um ensaio, respectivamente.

A Revista Laroyê é uma construção coletiva e foi idealizada pela Fabiana Pereira Produções, em parceria com a Pau Viola, e foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Continua após a publicidade

Inspirações – A publicação é inspirada numa convergência de elementos artísticos, religiosos e digitais. “Laroyê”, por exemplo, nas religiões de matriz africana é uma saudação à divindade Exu, que é cultuado, principalmente, pela sua relação com a comunicação, a rua e as encruzilhadas. O projeto também se inspira na Revista Exu, publicada pela Fundação Casa Jorge Amado a partir de 1987. Em dez anos, foram 37 edições que veiculavam textos literários e trabalhos em artes visuais relacionados à cultura baiana, alcançando grande repercussão de público e crítica.

Para acessar a revista acesse: http://www.laroye.com.br/

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador, BA
Atualizado às 01h07
27°
Tempo nublado

Mín. 26° Máx. 28°

29° Sensação
6.11 km/h Vento
72% Umidade do ar
100% (15.2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 26° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (22/04)

Mín. 26° Máx. 28°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias