Marcado pela apresentação dos Cadernos Pedagógicos e do Referencial Curricular da Educação Infantil – dois produtos concebidos em um processo de estruturação que, enquanto instrumento estratégico, corrobora para a oferta de uma educação qualificada e concatenada com as práticas culturais que integram o cotidiano dos alunos atendidos nas creches e pré-escolas do município –, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) realizou o I Seminário Municipal do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil de Camaçari.
O seminário, realizado na terça-feira (22/10), no Teatro Cidade do Saber (TCS), reuniu professores, coordenadores pedagógicos e gestores das unidades públicas de ensino do município que ofertam Educação Infantil, oportunizando explanações e discussões inspiradas no tema “O Futuro em Nossas Mãos: Percursos Curriculares, Encontros e Encantos do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil”. A apresentação dos novos produtos integrou a mostra de resultados e projeções desse movimento de estruturação que, em Camaçari, conta com apoio do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, bem como de parceria técnica com a empresa de consultoria Alfa Company.
Para a titular da Educação, Neurilene Martins, esse é um espaço de fortalecimento, protagonismo e empoderamento da própria rede, que seguirá com a elaboração, consolidação e implementação de outros produtos agregadores, que a Rede Pública Municipal de Ensino se reconhece. “Eles trazem o lugar ao qual pertencem, a cultura que vivenciam, servindo de base para novos conhecimentos. E, ao mesmo tempo em que carrega essa relação identitária, está alinhado às premissas da Lei de Diretrizes e Bases [LDB] e da Base Nacional Comum Curricular [BNCC]”, explica.
Nesta perspectiva, foram elaborados três Cadernos Pedagógicos para cada grupo etário – bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas –, somando, ao todo, nove modelos cujos conteúdos orientam as práticas pedagógicas dos professores, considerando os pressupostos teóricos e metodológicos do Referencial Curricular de Camaçari da Educação Infantil, que, por sua vez, é um documento norteador que, assim como os cadernos, é resultado da ação colaborativa dos profissionais de Educação Infantil da rede, que, em diferentes grupos de trabalhos e espaços formacionais diversos, refletiram, dialogaram e sistematizaram a versão final do mencionado documento.
A professora da Creche Municipal Pedro Florentino Bonfim, Laís Muniz, reconhece a importância e a utilidade dos produtos orientadores, bem como da estruturação do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil como um todo. “É um material que enriquece o nosso trabalho enquanto profissional, trazendo orientações e teóricos que abordam a educação infantil, inspirando o nosso fazer pedagógico”, avaliou.
Opinião semelhante tem a coordenadora pedagógica da Creche Comunitária Carmem Mirim, Marli Pita. “Tudo foi discutido previamente com os profissionais da rede. Foi uma troca muito produtiva e o resultado são documentos que nos ajudam a atuar com mais segurança”, afirmou.
Também participaram do I Seminário Municipal do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil de Camaçari, contribuindo com explanações ligadas ao tema e compartilhando memórias do processo de elaboração dos documentos, o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Juipurema Sandes; a coordenadora pedagógica da Alfa Company, Margarida Rosa; a gerente de Educação Infantil da Seduc, Girlene Crelick; a consultora educacional e formadora, Mônica Samia; e a consultora educacional, Ana Sueli Pinho.
Ainda compareceram ao evento, representantes do Conselho Tutelar; da diretoria do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-Fundeb); do Conselho Municipal de Alimentação Escolar; e do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec).
Mín. 25° Máx. 27°