Quinta, 28 de Maio de 2020 12:20
71 99955-6118
Geral Comportamento

Mães também transam: como fica o sexo depois da maternidade?

Nascimento de um filho transforma radicalmente a vida do casal

21/05/2020 11h40 Atualizada há 1 semana
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tudo muda após uma gravidez: o corpo, o relacionamento e o desejo também. Como se não bastasse, o nascimento de um filho transforma radicalmente a vida do casal, principalmente da mãe. Com tanta coisa acontecendo, muitas mulheres deixam o sexo de lado mesmo antes da chegada do bebê. Essa “decisão” passa pela falta de tempo e cansaço até desembocar em uma questão bem complicada: vergonha do novo corpo. 

“Depois da chegada de um filho, ouço relatos de que a vida sexual deixou de existir”, revela a terapeuta tântrica Satta Flor. “É comum que após a maternidade, a mulher assuma em tempo integral a função de mãe, deixando suas outras partes estagnadas, em um lugar com ‘menos importância’. Fazemos parte de uma sociedade com raízes altamente patriarcais, que sabe conduzir sedutoramente a mulher a este lugar”, completa.  

Diversos estudos comprovam os benefícios do sexo para o corpo e a mente durante e depois da gravidez, muitos desconhecidos da maioria das pessoas, como alívio de dores, melhora do sono e aumento da imunidade. Mas para estar disposta para o sexo, é preciso que a mulher acolha as transformações chegam nessa nova fase da vida, mas nem sempre é tão simples. 

“Os motivos são legítimos, afinal, além do bebê depender dos cuidados, nem sempre a mulher tem uma rede de apoio participativa, começando pelo pai (muitos sequer assumem essa função)”, destaca a especialista. “É natural que quem ‘colocou no mundo’ queira preencher as lacunas faltantes, mas é impossível. Ninguém é Mulher-Maravilha e existe uma vida que merece ser vivida com qualidade e leveza”, afirma. ⠀

O Dia das Mães já passou, mas quem já colocou filho no mundo sabe que todo dia é dia não só de ser mãe, mas de ser mulher. “Sempre que surge a oportunidade, convido as mulheres que participam das atividades do TantrAmor a lembrar quem elas são para além da maternidade. Quanto mais realizadas estiverem em outros níveis, mais prazer a maternidade trará. Ao contrário do que nos ensinam, ela não precisa ter sabor de sacrifício e abdicação”, ressalta Satta. Último recado: “Dizer sim ao bem-estar é ensinar à sua cria que ela também merece buscar o que faz sentido para ela e ser feliz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 12h20 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 28°

29° Sensação
30 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Sol e Chuva
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias